E VIVA A PRIMAVERA!!!

                                             O MITO DE PERSÉFONE

                                                                                                     Clarice Ferreira


         Diz a lenda, que existia uma bela donzela dos cabelos longos que andava a brincar com os animaizinhos da floresta. Esta era filha da imponente deusa da colheita, Deméter! A bela jovem ajudava sua mãe a manter o fogo sagrado. As duas viviam em grande paz e felicidade, de modo que eram grandes amigas.
        Contudo, um belo dia, Hades, o deus dos infernos, ao avistar a doce Perséfone, caiu de amores pela jovem. E rasgando as entranhas da terra, de modo a formar grandes crateras veio a superfície com sua negra carruagem e raptou a bela Perséfone, levando-a para morar consigo no submundo.
        Deméter se pôs a chorar e muito triste não teve mais vontade de cultivar a terra. Houve então que nessa época a humanidade passou por um grande período de seca e infertilidade do solo. As pessoas não tinham mais o que comer e iniciou se uma época de grande fome.
        Zeus então, compadecido da pobre mãe e da situação dos mortais pediu a seu irmão que devolvesse a menina à deusa.
        Hades, gostando imensamente da companhia de Perséfone e nem um pouco inclinado a devolvê-la, usou de um estratagema respondendo: "Sim, ela pode voltar a morar coma mãe, desde que daqui do submundo nada tenha ingerido" sabendo de antemão que sua amada já havia ingerido uma romã e, assim sendo, não precisava devolvê-la.
        Deméter então pôs se a chorar lágrimas de grande dor e compadecido ao ver a sogra Hades fez o seguinte acordo:      Perséfone passaria seis meses com ele e seis meses com a mãe.
        Não tendo outro jeito Deméter aceitou o acordo. De forma que até hoje, quando Perséfone desce aos infernos para ficar com seu esposo, sua mãe entra em grande tristeza e deixa de cultivar a terra, entramos então no outono e inverno. Ao retornar, a alegria de Deméter é tanta que retorna a cultivar o solo, entramos então na primavera e no verão.



  FELIZ PRIMAVERA !!!***********************************



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora criamos um cantinho para postar nossas andanças...
Acompanhe... e entre numa viagem pelo mundo as histórias!
As duas bonecas, Rosalina e Verdolina, vieram do mundo das histórias só para espalhar por aqui as histórias que trouxeram em sua mala.